Núcleo da Unicentro e Colégio Agrícola desenvolvem pesquisa sobre mecanização agrícola e agricultura de precisão: Plantadeira/Semeadora Cinderela STARA é destaque como tecnologia atual no estudo realizado com máquinas das décadas de 1980, 2000 e 2020.
Confira como foi a pesquisa realizada pela Unicentro utilizando a Plantadeira/Semeadora Cinderela.


A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), por meio do Núcleo de Mecanização e Agricultura de Precisão (NMAP), em parceria com o Colégio Agrícola Estadual Arlindo Ribeiro (Guarapuava-PR), está conduzindo uma pesquisa inovadora que analisa a eficiência de máquinas agrícolas de diferentes gerações aplicadas à agricultura de precisão.
O professor do Departamento de Agronomia e coordenador do NMAP, Leandro Rampim, explicou que pesquisas foram realizadas para analisar os processos de semeadura. “Fizemos essa parceria para testarmos máquinas agrícolas em experimento on farm (pesquisas realizadas diretamente em propriedades rurais, sob condições reais de produção). Diante disso, elaboramos uma atividade de pesquisa para testar semeadoras de três momentos de fabricação: décadas de 1980, 2000 e 2020. Verificamos como seria o processo de semeadura com o uso dessas máquinas, tanto no corte da palhada, na distribuição das sementes e na emergência das plantas”, contou.
A pesquisa avalia três modelos de semeadoras, representando as décadas de 1980, 2000 e 2020. Como destaque da era moderna, a semeadora STARA está sendo utilizada para representar o avanço tecnológico atual. Entre os pontos avaliados estão a capacidade de corte da palhada, a uniformidade na distribuição de sementes e a emergência das plantas após a semeadura.
A iniciativa tem como objetivo verificar a evolução tecnológica ao longo dos anos, comparando a eficiência operacional e a adaptação das máquinas às práticas da agricultura de precisão. Os dados coletados ajudam a entender como tecnologias modernas, como a da STARA, podem trazer melhores resultados em campo — ao mesmo tempo em que se reconhece o valor e a possibilidade de adequação de equipamentos mais antigos.
Os primeiros resultados foram apresentados durante o Dia de Campo das Culturas de Soja e Feijão da safra 2024/2025, realizado em fevereiro de 2025, com a presença de alunos e professores dos cursos de Agronomia e Big Data no Agronegócio, além de representantes do IDR-Paraná, Embrapa e empresas do setor.
Além de promover o desenvolvimento científico, o projeto também contribui com a formação prática de estudantes e oferece subsídios para produtores rurais, mostrando que a agricultura de precisão pode ser implementada em diferentes realidades e com diversos tipos de maquinário.
A WM Máquinas, por sua vez, apoia à iniciativa da universidade e celebra os resultados obtidos com o desejo de firmar futuras parcerias com a Unicentro, visando fortalecer a integração entre tecnologia, ensino e o desenvolvimento sustentável do agronegócio.
Confira no site da Unicentro Paraná mais detalhes sobre a pesquisa: https://www3.unicentro.br/noticias/2025/03/08/nucleo-da-unicentro-e-colegio-agricola-desenvolvem-pesquisa-sobre-mecanizacao-agricola-e-agricultura-de-precisao/
Prof. Rampim/NMAP/Unicentro/CEEPAR et al. (2025)
Prof. Rampim/NMAP/Unicentro/CEEPAR et al. (2025)
Prof. Rampim/NMAP/Unicentro/CEEPAR et al. (2025)